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Versatilidade para malhar: Pilates + TRX
trx treino.jpg Considerado um dos mais eficientes métodos de trabalho físico funcional, o suspension training, também conhecido como TRX Pilates, tem ganhado uma legião de praticantes no Brasil. Sua prática não exige grandes parafernálias: basta uma base fixa e o equipamento, que consiste em duas fitas, manoplas para o apoio dos pés e as mãos e fivelas de ajuste.
O TRX é um sistema completo de treinamento que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios. Uma das grandes vantagens é que ele pode ser realizado por pessoas de todos os níveis de habilidade e condicionamento físico — garante Márcia Machado, professora de Pilates há 8 anos e instrutora da modalidade há quatro. Em sua academia, 57 alunos praticam o TRX, de amadores a atletas profissionais.

Para quem aderiu à febre do suspension training, há uma série de benefícios.
Entre eles, a melhora da estabilidade do core (unidade integrada de músculos que mantêm a coluna alinhada durante todos os movimentos, prevenindo lesões), flexibilidade e equilíbrio.


Um pouco da história

Durante missões de guerras em navios e submarinos, o oficial da marinha americana Randy Hetrick tentou descobrir uma forma de se exercitar em seus momentos de folga. Com o material disponível — alças e cordas de paraquedas —, o oficial desenvolveu um sistema de exercícios fixando duas tiras resistentes em uma barra, no alto da embarcação. Todos os movimentos tinham como base o próprio peso corporal como resistência. Segundo o jornal britânico The Daily Mail, após a invenção deste método de treinamento, sua venda estourou entre os soldados americanos no Afeganistão e Iraque.

Logo a novidade chegou a Los Angeles, ganhando uma versão mais sofisticada e virando uma nova mania nos EUA. Uma empresa aproveitou a moda e batizou o aparelho com o nome de TRX Suspension Trainer, vendendo-o como um equipamento portátil e de fácil ajuste, capaz de desenvolver aumento de força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade.

Hetrick elaborou um manual com mais de 300 exercícios que podem ser executados usando apenas gravidade e o peso do corpo, exigindo do praticante todos os músculos do corpo e não apenas músculos isolados.

Fonte: Caderno Vida ZH
gravida autora.jpg Paula Valdez
(51) 3508-8838
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