Home seta Na varanda seta Primavera, a estação das flores

Guia

Na varanda
E-mail
  Primavera, a estação das flores!
primavera490a.jpg

A primavera é a estação do ano que é marcada pelas flores e que vem após o inverno. No hemisfério sul, esta estação tem início no equinócio de setembro e tem fim no solstício de Dezembro.

A temperatura durante a primavera pode ser influenciada pelos oceanos. Nesta estação, os oceanos meridionais do hemisfério sul ainda estão frio, mas com o passar dos dias eles vão ficando mais aquecidos, o que resulta em temperaturas amenas.

O Início da Primavera acontece em 22 de setembro no hemisfério sul do planeta.
 
Primavera490.jpg
Equinócio da primavera

O equinócio da primavera ocorre a 22 de setembro e marca o primeiro dia da primavera.

Segundo os cálculos da astronomia, dá-se o nome de equinócio da primavera ao momento exato em que tem início a estação da primavera. A astronomia define então como equinócio da primavera o instante em que o Sol, assim como o vemos do planeta Terra, cruza o plano do equador celeste, isto é, a linha do equador terrestre que é projetada na esfera celeste.
   
Quando este evento acontece em setembro, chama-se de equinócio da primavera no hemisfério sul. No hemisfério norte o equinócio da primavera acontece em março.

Equinócio é uma palavra em latim que aglutina dois termos com significados diferentes. Aequus significa "igual" e "nox", noite. O termo quer dizer literalmente "noites iguais", isto porque nessa altura a noite e o dia têm sensivelmente a mesma duração, 12 horas.

 

Tradições do Equinócio da Primavera

A chegada da primavera é um evento sempre muito celebrado em todo o mundo, porque marca o fim do inverno, uma estação sempre associada ao mau tempo, desconforto e em termos históricos à escassez de comida.
  
Para além disso, trata-se de uma celebração do renascimento da natureza, e historicamente era a altura em que se celebravam os festivais de fertilidade e abundância.
  
Na primavera é tradição também fazerem-se limpezas gerais nas casas. O bom tempo permite que se abram as janelas nas casas para que estas possam arejar depois de meses completamente, ou parcialmente, fechadas durante o inverno.
   
As pessoas livram-se de algumas das coisas velhas que tinham guardadas e compram coisas novas.

 
 
Seguinte >
SegRadar
Anuncio Zsol
OttoCar
Anuncio
PlusPoint
O que falta
Consulta Voo
Zsol Anuncie