Home seta Caminho Zen seta Asthanga Yoga

Guia

Revista Zen
E-mail
O que é Ashtanga Vinyasa Yoga
asthanga490.jpg

por Fernanda Rosario
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

A palavra Yoga tem origem na raiz Sânscrita e significa Unificação.

Yoga é um antigo sistema filosófico Hindu que procura harmonizar o ser humano em três níveis: corpo, mente e espírito, para em um nível mais profundo alcançar a auto - realização.

Ashtanga significa literalmente 8 membros e refere-se aos oito membros do Yoga CLássico compilado porPatanjali no texto chamado Yoga Sutra.

Ashtanga Vinyasa Yoga é um método de Hatha Yoga, desenvolvido por Sri Krishnamacharya e Sri Pattabhi Jois baseado em um Sistema de Vinyasas progressivos(passo a passo = krama).


O Ashtanga Vinysasa foi desenvolvido por Sri K. Pattabhi Jois orientado por seu Mestre Sri Krishnamacharia na cidade de Mysore no sul da Índia.O método utiliza sequências progressivas de posturas, que seguem “variações dentro de parâmetros específicos”(vinyasa), incluindo, firmeza e conforto na postura(Sthira Sukha), respiração Ujjayi, o conceito de Anuloma(inspirar durante movimentos de expansão e expirar durante movimentos de retração)e manter o foco da mente na respiração (Ananta Samapatti) entre outros.

O Método Vinyasa Este sistema de yoga é caracterizado pela concentração na respiração pranayamasincronizada com movimentos e posturas ásanas. O esforço vem da manutenção da qualidade da respiração de forma que, em movimentos ascendentes, inspira-se e, em movimentos descendentes, expira-se, mantendo a respiração contínua e profunda durante toda a prática. A respiração torna a prática vigorosa e facilita a realização das posturas. O Ashtanga Vinyasa Yoga não se trata de competição, rapidez ou flexibilidade, mas consiste na realização de ásanas, que são as posturas e pranayama, que é o controle da respiração[3] sincronizados que surtem efeitos físicos, mentais e espirituais gradativamente.

São ao total seis séries de posturas que devem ser praticadas na mesma ordem. No Brasil, geralmente ensina-se a primeira e segunda séries e em média leva-se de um ano e meio a três anos para realizar a primeira série se houver disciplina. Não há limite de tempo, gênero ou idade para desenvolver as práticas do Ashtanga Vinyasa Yoga, tudo dependerá dos limites de cada um. Ashtanga Yoga é tradicionalmente ensinada no estilo Mysore (prática supervisionada), em que cada aluno evolui através da prática em seu próprio ritmo e limite. No Ocidente, é mais comum encontrar aulas dedicadas a uma série específica guiada por um instrutor. variações dentro de parâmetros específicos”(vinyasa), incluindo, firmeza e conforto na postura(Sthira Sukha), respiração Ujjayi, o conceito de Anuloma(inspirar durante movimentos de expansão e expirar durante movimentos de retração)e manter o foco da mente na respiração (Ananta Samapatti) entre outros.

LInks:
Ashtanga Vinyasa Yoga 
Vídeo

Onde praticar
ver Práticas Orientais

 
< Anterior   Seguinte >
OttoCar
Alison Salles
SegRadar
PlusPoint
Anuncio
Von Aroma2
O que falta
Consulta Voo