Home seta Ao ponto seta Alimentos Orgânicos

Guia

Ao ponto
Imprimir E-mail
O que é um alimento orgânico?

Claudia Ma. L. Accorsi
Nutricionista
CRN 4602
(51) 9354-7584

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.  al org1.jpg 
al org2.jpg 

As técnicas unem os procedimentos agrícolas do passado aos conhecimentos mais recentes sobre o manejo do ecossistema.

Portanto, a agricultura orgânica é um método de produção de alimentos baseados em processos que não agridem a natureza, mantendo a vida do solo intacta. 

Todos nós queremos um mundo melhor para as próximas gerações. Para que possamos reverter a situação atual, temos que preservar o que ainda existe de nossas matas, nascentes de água, fauna, enfim, dar nossa contribuição para melhorar a Terra.

Poucas vezes, paramos para pensar que umas das atividades que mais agride o meio ambiente é a agricultura, quando feita de maneira não ecológica.

O agricultor tem nas mãos a responsabilidade de cuidar da terra com muito carinho e consciência. Ao consumir orgânicos, você não leva apenas saúde para a sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia.

Hoje, a agricultura orgânica no Brasil representa apenas 3% da produção nacional. Além disto, os produtos orgânicos envolvem uma filosofia de valorização do agricultor, estimulando a ligação do ser humano com a natureza. E existindo toda uma filosofia para preservação do meio ambiente, o agricultor é mantido no campo com qualidade de vida. 

alim organ3.gif   Qualidade dos Orgânicos

Um alimento orgânico fresco possui uma menor quantidade de água em sua composição (aproximadamente 20% menos), isto significa que os nutrientes estão mais concentrados.

Por isso são alimentos mais ricos em nutrientes, assim como o conteúdo maior de açúcar - daí o sabor mais adocicado que se percebe nos vegetais.

Eles tendem a ter maiores níveis de vitamina C e, nos tomates orgânicos poderão ser encontrados, 23% a mais de vitamina A do que nos convencionais.

Hoje em dia todo mundo toma vitamina como complemento alimentar. No princípio do século isto não era necessário, pois eram encontrados todos os elementos essenciais nos alimentos que eram cultivados sem produtos químicos.

Alimentos orgânicos
Saúde para você e para o planeta

Alguns bons motivos para você consumir orgânicos

 

• O valor nutricional do alimento orgânico é superior ao do alimento produzido de maneira convencional.
• Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1987, calculou em 1 milhão e 400 mil os novos casos de câncer provocados por pesticidas.
• Somos compostos por 2/3 de água. Pesticidas infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental Americana calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável dos EUA.
• O solo tratado com substâncias químicas (sistema convencional) libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura no sistema orgânico pode eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.
                
Curiosidades brasileiras:
          
• A preferência pelos orgânicos vem crescendo 30% ao ano.
• O Brasil está entre os 6 maiores produtores de orgânicos do mundo, somando 20 mil produtores.
• Há 16 certificações reconhecidas pelo Ministério da Agricultura.
 

Receita: Tabule de Quinoa 

 
< Anterior   Seguinte >
Anuncio Zsol
SegRadar
PlusPoint
Anuncio
OttoCar
Zsol Anuncie
Consulta Voo
Acquativa