Home seta Caminho Zen seta Aromaterapia

Guia

Revista Zen
E-mail
Terapias Holísticas - Aromaterapia
aromaterapia.jpg

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
Dos vegetais é extraída a essência a ser aplicada isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.

Óleos essenciais têm componentes que agem sobre o corpo e a mente, como por exemplo, os ésteres (que agem no Sistema Nervoso Central) e os álcoois (que são revitalizantes) e, além disso, seus aromas são capazes de nos remeter a lembranças e sensações positivas através de estímulos olfativos que chegam ao Sistema Límbico. O Sistema Límbico é uma parte do cérebro ligada às emoções, comportamentos e memórias.  

Pela sua capacidade de atuar conjuntamente sobre o corpo e as emoções, a Aromaterapia tem sido utilizada com bastante sucesso como uma terapia complementar (que pode ser utilizada concomitantemente com outros tratamentos naturais e alopáticos), eficaz para muitos males, inclusive a Depressão. 

Os óleos essenciais podem ser usados de várias maneiras.  

Massagens: as massagens podem potencializar os efeitos dos óleos sobre as emoções e são indicadas para casos em que a depressão é acompanhada por dores no corpo e tensões. 

Inalação: produz efeitos rápidos sobre o estado emocional e pode ser indicada para casos que necessitem de uma ação segura e eficiente.

Banhos: os banhos aromáticos podem ser revitalizantes ou relaxantes e produzem estímulos físicos e emocionais. São úteis para favorecer uma maior abertura emocional, principalmente, para preparar pessoas que se sintam desconfortáveis ao serem tocadas, por medo ou vergonha, para receberem massagens. É impressionante, como após algumas sessões de banhos aromáticos, as pessoas passam a se sentirem seguras para receber massagens.

Compressas: compressas servem para auxiliar em casos de desconforto físico e também produzem relaxamento.

Escalda-pés com óleos essenciais harmonizam as emoções e estimulam os pontos reflexos dos pés, harmonizando também a energia vital do corpo. 

Uma sinergia: adicionar 2 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta + 5 gotas de óleo essencial de Manjericão (quimiotipo linalol) + 5 gotas de óleo essencial de Laranja Azeda em uma bacia de água morna, agitar bem, colocar os pés na água e deixa-los por 10 minutos. Esse escalda-pés é revitalizante e bom para a circulação dos pés e pernas. Precauções: Não se expor ao Sol após o  escalda-pés e evitar o uso em gestantes.

Óleo de Camomila - refrescante. Indicado para dores de cabeça e depressão;

Óleo de Cânfora - refrescante e estimulante. Indicado em resfriados, reumatismos, acne, insônia;

Óleo de Cedro - sedativo. Usado para angústia, bronquite e tosse;

 Óleo de Limão - refrescante e estimulante. Para problemas circulatórios, hipertensão e acne;

Óleo de Eucalipto - libera a cabeça. Indicado para edemas e dores musculares;

 Óleo de Gerânio - refrescante e antiespasmódico. Para problemas urinários e infecções virais;

 Óleo de Jasmim - relaxante e calmante. Serve para tratar apatia e pele seca;

 Óleo de Manjerona - fortificante. Indicado em enxaquecas, cólicas e equimoses;

 Óleo de Patchouli - relaxante. Indicado na depressão e pele seca.

 Óleo de Pimenta Cinza - estimulante. Usado em problemas digestivos, resfriados e diarréia

 
< Anterior
SegRadar
Anuncio Zsol
PlusPoint
OttoCar
Anuncio
Acquativa
Consulta Voo
O que falta