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Natação: um esporte completo
 
estilo natacao.jpg A natação é uma técnica antiga em que muitas pessoas desconhecem todos os benefícios que ela oferece.
Dia 8 de abril é o Dia Mundial da Natação.
 
É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é praticamente nula.

Quem nada chega a perder aproximadamente 500 calorias por hora (a queima de gorduras depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa).

, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora.

Além de todos os benefícios físicos que oferece, a natação também relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro.

E não podemos esquecer que também é um grande combatente do estresse, já que com a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos, faz com que você alivie as tensões e esqueça um pouco dos problemas do dia-a-dia.

Saiba um pouco mais sobre os estilos e seus benefícios:
estilo peito.jpg Peito / Clássico. Os músculos mais exigidos nesse estilo são os peitorais e aqueles localizados na parte anterior da perna, entre o pé e o joelho (flexores tipiais).
estilo costas.jpg Costas. Trabalha os músculos das costas, barriga, bumbum, peito e parte anterior das coxas.
estilo golfinho.jpg Borboleta ou Golfinho. É ótimo para fortalecer ombros e braços e exige uma ótima coordenação entre pernas e braços. 
estilo crawl.jpg Crawl. Ajuda na definição muscular das costas e braços. É um estilo que permite que você nade por um longo período de tempo e com rapidez, favorecendo para quem quer emagrecer.
 

Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê, ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias. 

A Natação também é uma boa opção de atividade física para gestantes, sendo que água facilita a atividade física porque reduz a dificuldade do peso extra adquirido na gravidez. A natação durante a gravidez melhora a circulação, a força e a resistência muscular, melhora a qualidade do sono e aumenta o gasto calórico, evitando o ganho excessivo de peso.

Para os idosos, essa atividade física é uma forma de integrar o idoso à sociedade e também uma maneira de tratá-lo de doenças como as articulares, pulmonares, cardíacas ou musculares. Esse esporte é bom para todas as idades, porque descansa o corpo e a mente e relaxa das tensões do nosso dia-a-dia.
    

Para as pessoas que praticam esse esporte visando competições, o desempenho depende muito de uma boa alimentação durante e após os treinos e competições, pois a falta de nutrientes pode ser prejudicial aos atletas e para aqueles que fazem da natação um lazer também aproveita muito desse esporte porque é uma ótima atividade para se divertir.

Para conseguir atingir uma melhora considerável em seu condicionamento físico, é preciso nadar durante 1 mês, 3 vezes por semana e 45 minutos por dia.

Lembre-se: toda prática esportiva ou de alguma atividade física deve ser orientada e acompanhada por um profissional de educação física.

Veja aqui onde praticar...
 
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