Home seta Caminho Zen seta O Yin e o Yang no Tai Chi Chuan

Guia

Revista Zen
E-mail
O Yin e o Yang no Tai Chi Chuan

"Armazenar energia é como esticar a corda de um arco; soltar energia é como disparar a flecha."

(Clássicos do Tai Chi)

Fernando Rosário

Praticante de Chi Kung e
Tai Chi Chuan

A inseparabilidade, a interpenetração e o dinamismo do yin e do yang se expressam no símbolo do Tai Chi. O símbolo do tai chi representa movimento: o yang empurrando o yin, o yin atraindo o yang. Os caracteres originais chineses para o yin e o yang retratam respectivamente os lados escuro e ensolarado de uma montanha. As suas características são relativas: o lado yang é quente, brilhante e seco, ao contrário do lado yin, que é frio, escuro e úmido.
montanhas taichi400.jpg

 

Por mais profundo que pareça, esse símbolo não passa de um mero símbolo; o conceito do yin e do yang nada vale, a menos que se relacione com o contínuo movimento da dança da vida.

As mudanças do yin e do yang mantém um círculo de equilíbrio na natureza; depois do dia vem a noite, depois do sol vem a lua, depois do verão vem o inverno. Quando o inverno está frio demais, sabemos que vem chegando o brando calor da primavera. Quando o verão está quente demais, sabemos que se aproxima o frescor do outono.

Do mesmo modo, no tai chi chuan o conceito de yin e yang adquire uma realidade material. O tai chi é uma maneira de sentir conscientemente o yin e o yang. Determinados movimentos são característicamente yin, enquanto outros são mais yang.

Entre as interpretações materiais específicas do yin e do yang, temos:

Yin 
Yang
Terra Céu
Inspiração Expiração
Atração de energia
Descarga de energia
Descer
Subir
Recuar
Avançar
Fechar
Abrir
Abaixar
Levantar
Flexionar
Endireitar
Contrair
Expandir
Interior
Exterior
taichi yin.jpg

Como indica o símbolo do tai chi, todo movimento do tai chi chuan é uma combinação específica de yin e de yang. Quanto mais yang, menos yin; quanto mais yin, menos yang. A sequência dos movimentos no tai chi é definida de tal modo que as proporções relativas de yin e yang estão mudando constantemente. Uma situação que poderia inicialmente ser caracterizada como yin se transforma, pelo fluxo dos movimentos, numa situação que pode ser descrita como yang; isso se dá pelo aumento gradual do elemento yang, e pela correspondente diminuição do movimento yin. Estes ciclos se repetem ao longo das formas de tai chi chuan.

Veja a forma de 13 Movimentos Estilo Yang

Referências:
Tai Chi Chi Kung - Mantak Chia e Juan Li - Editora Pensamento

Onde praticar
ver Práticas Orientais

 
< Anterior   Seguinte >
Anuncio Zsol
Armelin
Anuncio
OttoCar
PlusPoint
O que falta
Acquativa
Consulta Voo