Home seta Vivendo bem seta O que é Shiatsu?

Guia

Vivendo bem
Imprimir E-mail
O que é Shiatsu?
shiatsu ipan.jpg

James Mello
Massoterapeuta

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

(51) 8163-3546
(51) 9893-2604

Massagem em Ipanema
aos domingos

 

SHI= dedo, ATSU= pressão

SHIATSU= Pressão com o dedo

Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo para aplicar pressão na pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter saúde e tratar doenças específicas.

O Shiatsu é caracterizado por sua grande simplicidade. Ele se desenvolveu a partir de uma forma anterior de massagem chamada AMNA, no Japão, que utiliza técnicas como esfregar, apalpar, apertar, tamborilar com os dedos, pressionar e puxar, influenciando os músculos e os sistemas circulatórios.
shiatsu-3.jpg Parece uma atividade preguiçosa e, na medida em que conserva energia, realmente é. Mas, por baixo dos movimentos descomplicados, muita coisa está acontecendo internamente com a energia do corpo em um nível sutil.
O Shiatsu é manipulado em todos os meridianos yin e yang do corpo, seguindo os princípios básicos da Acupuntura, com uma única diferença: na Acupuntura usa-se agulhas para estimular ou sedar os pontos; no Shiatsu, como já vimos, é usada apenas a pressão dos dedos.
 É utilizado no reequilíbrio energético do corpo, visando o tratamento clínico geral, tratamento localizado da dor, o relax, e o mais importante, a preservação do equilíbrio energético do organismo.  
Por isso, o shiatsu é considerado uma terapia preventiva, de manutenção da saúde e fortalecimento orgânico do paciente, útil para levantar o nível de energia do paciente, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos e estimular a resistência do corpo às doenças. 
Essa massagem é muito eficiente na eliminação de dores em geral, tensão emocional, ansiedade, medo, depressão, distúrbios digestivos, pressão alta, pressão baixa etc. 
Relaxa a mente e o corpo
Restabelece e equilibra a energia
Melhora a respiração
Melhora a postura
Melhora a circulação
Aumenta o bem-estar
Clareia a mente
shiatsu 2.jpg

INDICAÇÕES DO SHIATSU

São inúmeros os benefícios do shiatsu, mas poderemos recordar alguns já mencionados anteriormente e acrescentar outros: 
- Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos.
- Produz relaxamento e alívio do estresse.
- Melhora a respiração.
- Ajuda a manter a saúde e previne doenças.
- Bom auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, circulatórios, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, nervo ciático, etc.
- Retarda o envelhecimento.
- Pode ser auto- aplicado, produzindo relaxamento até mesmo em ambiente de trabalho.
- Melhora a concentração de quem recebe e de quem aplica.
Shiatsu.jpg

CONTRA-INDICAÇÕES

DO SHIATSU

O Shiatsu é indicado para muitos problemas, mas também possui algumas contra-indicações:
- Em mulheres grávidas deve ser feito com cuidado principalmente ao se trabalhar o canal do baço pâncreas, que possui pontos perigosos para elas.
- Em caso de osteoporose, outras doenças degenerativas musculares, pressionar com muitas cautela ou mesmo não fazer a pressão.
- Em caso de câncer, avaliar muito bem antes para não promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.
- Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.
- Não pressionar sobre varizes.
- Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias.
- Não pressionar em crianças muito pequenas, para elas pode ser usada uma escovinha de cabelo de bebês, escovando na direção do canal, ou então , aplicar outra técnica, como a Shantala ou o Tui-Na infantil.
 
< Anterior   Seguinte >
SegRadar
Anuncio Zsol
PlusPoint
OttoCar
Anuncio
O que falta
Zsol Anuncie
Consulta Voo