Home seta Meu amigo seta Dicas para educar o seu cãozinho

Guia

Meu amigo
Imprimir E-mail
  Dicas para educar o seu cãozinho
cao01.jpg Muita gente me pergunta: "Qual a idade certa para educar meu cão?"

A resposta é simples, não existe idade certa, e sim o momento ideal,  e isso é quando o novo membro da família, no caso o cãozinho, chega em casa!
   
"Mas ele é tão novinho ainda, tão pequeno, tão frágil!" 
Mero engano. Devemos lembrar que, quando tiramos o filhote de sua mãe, assumimos o papel de substituto da Mãe, e mãe não é só quem dá carinho, alimenta, mima, faz todas as vontades e por aí vai.
   
Mãe é quem educa, impões limites, regras e restrições. O tempo para o cão passa muito depressa e ele se acostuma fácil com as coisas que proporcionamos pra ele, então não devemos estimular num filhote aquilo que não queremos ver no cão adulto.
    
Achamos uma "fofura" quando nosso "bebê" pula na nossa perna, nos olha com aquele olhar de partir o coração e nos pede carinho.
   
Só que quando ele já está crescidinho, aí não gostamos mais, principalmente se for um filhote de Rothweiller ou Golden Retriever de seis meses pesando 30 kg!
   
Muitos dos "maus" comportamentos que os cães apresentam, são estimulados e premiados pelos donos sem eles se darem conta. Um cão só deve ganhar carinho e atenção quando ele estiver se comportando exatamente da maneira que queremos.
   
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cão não é um ser humano peludo que anda em quatro patas, ele é um animalzinho que precisa de exercícios, de estar em contato com a natureza, de conviver com seus semelhantes, leia-se outros cães, e de um líder da matilha (dono) que lhe imponha limites, disciplina e proporcione tudo o que ele precisa pra viver feliz, passeios, proteção, alimentação, carinho e brincadeiras.
    
Aí teremos nosso amiguinho educado e feliz. Lembre-se, a boa convivência com um cão depende exclusivamente de seus donos. E isso começa já na escolha do filhote, ao decidir comprar ou adotar um cão, contate um profissional em comportamento canino para orientar-se na escolha do seu novo amigo.
    
Ao levá-lo para casa, esse mesmo profissional podera dar dicas valiosas de como educar seu cãozinho da maneira correta, evitando assim uma série de problemas futuros. E acreditem, quanto mais líder você for pro seu cão, mais ele retribuíra com amor e bons comportamentos!

Aristides Silva
Diretor do Centro Gaúcho de Adestramento Escola e Hospedagem para Cães
Telefones:
(51) 3435.8494
(51) 9115.4144
E-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
 
Seguinte >