Home seta Vivendo bem seta Óculos Solares

Guia

Vivendo bem
Imprimir E-mail
 Óculos Solares: proteção para seus olhos
oculos solar2.jpg Além de dar um toque especial ao seu estilo, o uso de óculos de sol é muito importante para proteger seus olhos. Alguns preferem os mais discretos, outros os maiores e que chamam mais atenção. Mas é imprescindível que seja observada a qualidade do produto para que seu olhar não seja prejudicado. Verifique se o modelo de óculos escuro escolhido filtra os raios ultravioleta.
 Da mesma forma que uma exposição excessiva ao sol pode causar danos à pele, como queimaduras, envelhecimento precoce e, até, câncer, também pode provocar sérias lesões oculares, inclusive levar a uma perda progressiva da visão. Lesões oculares graduais podem ser causadas pela incidência direta dos raios ultravioleta, no olho humano. Uma das mais conhecidas é a catarata e sua ocorrência pode estar relacionada à exposição da retina à radiação ultravioleta. 
Impedir a penetração desses raios através da "filtração" dos raios solares é uma das funções dos óculos solares. Porém, se as lentes não oferecem proteção adequada é considerado mais perigoso do que simplesmente não usá-los.

oc mormaii2b.jpg

 
Isso acontece porque o olho humano possui mecanismos de defesa naturais que são inibidos pela escuridão proporcionada pelas lentes e a pupila, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando se utiliza lentes escuras.
   
A reação natural do ser humano de fechar os olhos é comprometida pela utilização dos óculos de sol. Quando as lentes não protegem, os raios ultra-violeta passam e afetam a retina mais severamente do que se não fosse usado nenhum tipo de lente.
    
Os raios UV, que anteriormente eram barrados simplesmente pelo fechamento da pupila, passam a incidir diretamente na retina, provocando, gradualmente, o aparecimento de lesões oculares.
oc mormaii2a.jpg

Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a ao comprar óculos de sol deve-se levar em consideração, principalmente, o nível de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB) que as lentes oferecem. Seja através de adesivo afixado aos óculos, ou de livreto contendo informações técnicas sobre o produto, esta informação deve estar disponível no momento da compra e ser exigida pelo consumidor.

Adaptação ao rosto e cor das lentes são outras questões que devem ser levadas em consideração no momento da aquisição. As lentes que envolvam bem os olhos devem receber preferência.
   
Ou então, precisam estar montadas em armações que impeçam, tanto quanto possível, a penetração de luz através das aberturas existentes entre o óculos e o rosto.
    
Já a cor das lentes está relacionada à redução de problemas como enxaquecas, dores de cabeça, fotofobia, entre outros. As cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente, como é o caso, por exemplo, do verde, cinza e marrom, devem receber preferência.
   
O Inmetro recomenda que o consumidor selecione a marca de óculos de sol que mais se adeque às suas necessidades, levando em consideração, além da sua realidade financeira, aspectos relacionados à manutenção da sua própria segurança e saúde. O preço não garante a conformidade do produto.
Confira as dicas abaixo de óculos ideais para cada rosto: 

Rosto Quadrado

O mais recomendado é escolher um modelo de óculos de sol com linhas mais arredondadas e curvadas, para suavizar e harmonizar as formas de um rosto quadrado. Os óculos estilo aviador, que são clássicos, ou os modelos grandes e arredondados, são boas opções.

Rosto Redondo

Armações retangulares ou angulares, com poucas curvas, combinam com rostos com linhas arredondadas. Pode-se optar por modelos um pouco mais largos e em tons mais claros. 

Rosto Oval

Quem tem esse tipo de rosto tem muito mais opções na hora de escolher o modelo de óculos de sol. Todos ficam bem: retangular, arredondado, grandes e estreitos. Esse tipo de rosto combina muito bem com armações retangulares de linhas suaves. 

Rosto Triangular 

Esse formato de rosto é aquele em que o queixo é afinado em comparação com a testa. Atrair a atenção para a região dos olhos é o recomendado. Estilos com a moldura superior reta são uma opção. Outra alternativa são as molduras estilo olho-de-gato. 

Fonte: Jornal de Pomerode - SC

 
Seguinte >
SegRadar
Anuncio Zsol
OttoCar
Anuncio
PlusPoint
O que falta
Consulta Voo
Zsol Anuncie