Home seta Na varanda seta Hospital da Restinga

Artigos

Guia

 
Na varanda
E-mail
  Hospital da Restinga: o primeiro sustentável do Brasil
hospital restinga.jpg O projeto composto de hospital, escola e acompanhamento junto à comunidade para estimular a prevenção da saúde, vai funcionar pelo SUS em parceria com o Ministério da Saúde, e engloba critérios de sustentabilidade
Veja aqui: o que é sustentabilidade? 

Com inauguração prevista para o dia 06/06, o Hospital da Restinga deverá iniciar o atendimento ao público até o final do mês de junho. Em uma área construída de 15 mil m² vai atender os bairros Restinga, Lajeado, Lami, Belém Novo, Ponta Grossa e Chapéu do Sol onde vivem mais de 100 mil habitantes.

O novo hospital inicialmente terá 90 leitos com enfermaria para adultos nas áreas de clínica médica e cirúrgica. Haverá enfermaria pediátrica, além de alojamento conjunto obstétrico e neonatal e centro obstétrico com capacidade cirúrgica, salas de reanimação e estabilização e para procedimentos (curativos, inalações e injetáveis).
    
Integram ainda a estrutura um centro de especialidades com núcleos voltados à saúde da mulher, materno e infanto-juvenil; cirurgias especializadas, medicina interna, odontologia, saúde mental e reabilitação.
     
Também um centro de diagnósticos com serviços de tomografia, radiodiagnóstico, mamografia, ecografia, laboratório de análises clínicas, eletrocardiografia comum e de esforço, endoscopia digestiva e eletroencefalografia.
    
Uma unidade de Atenção às Urgências e emergências composta por Pronto-Atendimento que já atua desde 2004 e que será transferida para a nova estrutura e contará também com atenção em traumato-ortopedia. 
     
   
Além da estrutura do complexo hospitalar haverá a implementação de seis novas equipes da estratégia saúde da família que estarão integradas às unidades já existentes no território.

O investimento do Hospital Moinhos de Vento vai criar mais de 250 empregos prioritariamente para moradores do local. O complexo de saúde foi dimensionado para ser abrangente e abrigar a assistência em todas as faixas etárias de uma população que é carente em serviços de prevenção e atendimento à saúde. Vai atender ainda uma demanda histórica por serviços de saúde com foco na redução da mortalidade e no adequado tratamento de enfermidades voltados à promoção da melhoria da qualidade de vida.

De acordo com o superintendente do Hospital Moinhos de Vento, João Polanczyk, o projeto Restinga e Extremo Sul que está entre os maiores projetos sociais em curso no Brasil, é abrangente porque vai atender cerca de 10% da população de Porto Alegre, gerar empregos e capacitar mão de obra. O projeto é resultado de uma das seis parcerias estratégicas que o Ministério da Saúde está promovendo com hospitais de excelência. "O Hospital Moinhos de Vento é o único hospital fora de São Paulo a compor o Sistema Regional Integrado de Atenção à Saúde", afirma.


Sustentabilidade - O projeto foi concebido com o conceito de sustentabilidade. Além de todo empenho em qualificar os serviços, o projeto arquitetônico incorpora conceitos preconizados pelos organismos internacionais de certificação de prédios ambientalmente sustentáveis. O projeto prevê menor consumo energético, aproveitamento de águas, conforto térmico com uso de vegetação, telhado e brises; e paisagismo integrado. O processo de construção também será realizado com menos geração de resíduos e participação intensa da mão de obra local e maior uso de materiais produzidos na região.

Saiba mais - O Hospital Moinhos de Vento assinou em 17/novembro/2008 com o Ministério da Saúde, em São Paulo, o convênio que atende a nova legislação sobre os hospitais filantrópicos de excelência. Além do novo projeto na Restinga e Extremo Sul, o Hospital desenvolve outros quatro projetos sociais: Unidade Morro da Cruz, Unidade Ilha da Pintada, Unidade Ilha Grande dos Marinheiros e Núcleo Mama Porto Alegre. Em janeiro/2010 iniciaram as primeiras turmas para os cursos técnicos em enfermagem, saúde bucal e auxiliar em saúde bucal. São 60 alunos que residem na Restinga e Extremo Sul que, após a conclusão, integrarão o banco de profissionais que poderão ser chamados para trabalhar no complexo de saúde. 

Fonte: Site do Hospital Moinhos de Vento 
 
< Anterior   Seguinte >
Alison Salles
SegRadar
Armelin
OttoCar
Lat Guia Jordani
Fluence
Ponto Natural
pizzapizza
Corujoteca
ccr contabilidade
Consulta Voo
Paula Valdez Selo