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Alimento Funcional: benefício extra à saúde

Claudia Ma. L. Accorsi
Nutricionista
CRN 4602
(51)
8186.1287

É consenso de que saúde e boa alimentação caminham juntas. Há alguns anos, um novo conceito de nutrição vem ganhando adeptos: é a chamada Alimentação Funcional.
    
Esse conceito foi introduzido primeiramente no Japão, na década de 80, é baseado no cardápio individualizado, leva em conta a saúde, estilo de vida, sexo e as necessidades de cada pessoa para definir o que faz bem ou mal àquele indivíduo.
   
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde".
    
Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.
   
Antes de definir o cardápio, vale consultar um nutricionista para que as escolhas e porções sejam bem feitas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.
   
Confira na tabela abaixo alimentos que têm seus benefícios comprovados cientificamente e devem fazer parte da dieta diária. Conheça também um cardápio funcional balanceado.
  

Parceiros da boa alimentação 

Alimentos Benefício Quantidade
Soja Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a diminuir os sintomas da menopausa 25g a 60 gramas por dia
Aveia integral Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL 40 a 60 gramas por dia
Peixes Redução do risco de doenças cardiovasculares Três porções por semana
Alho Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol um dente de alho por dia, de preferência, cru
Chá verde Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico 4 a 6 xícaras por dia
Tomate, goiaba Ação oxidante e redução do risco de câncer de próstata 10 porções semanais
Espinafre, Couve Diminuição do risco de degeneração macular e de catarata 1 colher de sopa por dia
Cenoura, Manga, Abóbora Percursos da vitamina A, com ação hipotensiva 1 porção diária
Vinho tinto Redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico uma taça por dia (mas atenção pois não deixa de ser uma bebida alcoólica)
Óleo de linhaça, nozes amêndoas, castanhas e azeite de oliva O ácido graxo tem ação imonológica e anticancerígena 1 colher de sopa ao dia
Maçã Prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão

1 maçã por dia

 
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